quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Técnica de manejo #1 "Potes Artificiais"

    O meliponicultor sempre procura facilitar ao máximo o trabalho das abelhas, seja dando Xarope, oferecendo cera ou polem, com a intensão de seu fortalecimento para no meu caso viabilizar futuras multiplicações.
    Tive contato com uma técnica que observei surtir um bom efeito , não consegui definir ao certo seu autor mas já vem sendo utilizada por alguns meliponicultores e agora por mim, estou falando de potes artificiais; artificiais no sentido de que são feitos por nós meliponicultores.
    Quando fazemos uma multiplicação as campeiras chegam na nova caixa e encontram um verdadeiro pandemônio, não à estrutura nenhuma, a casa esta toda revirada com discos soltos, não à potes de alimento onde elas possam guardar néctar e pólen, desta foma elas os depositam no chão da caixa gerando assim mais bagunça, é ai que entra os potes artificiais.  Eles tem como função diminuir a carga de trabalho de nossas abelhas as liberando para outas funções, e se eventualmente as abelhas não aceitarem os potes elas consomem a cera, e a reutilizam em outras partes do ninho. O que já é uma grande ajuda pois para cada 100 g de cera produzida por nossas ASF elas precisaram consumir 400 g de mel!!!!
    Todas minhas multiplicações uso o artifício dos potinhos, outros defensores desta técnica são os meliponicultores Marco Aurelio Torres, Castorino Carvalho, Issac entre outros



 Você vai precisar de:

100 gr Cera composta (Apis+ ASF+ Oleo)
1 Toquinho ( pedaço de cabo de vassoura)
1 Copo com água

Cera composta: ASF+APIS+Óleo

 Vídeo explicativo
    







Potes artificiais em caixa Mandaçaia




Experiencia feita pelo Blog "Abelhas do sabogi"









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...